Texto: Salmos 84
Introdução:
Homens de Deus enfrentam lutas e dificuldades. Quem de nós está livre delas?
Paz no meio do caos? Alegria frente a perseguições? Sim, podemos ter isso. Nesse salmo aprendemos com o salmista onde ele recobrava suas forças.
1. O Salmista possuía o seu “local preferido” de estar. Ao lermos os v.1 ao 4 nós percebemos qual era esse local. Era a Casa do Senhor. Lugar onde ele amava estar (v1), lugar de onde ele sentia saudades (v2). Nossa vida depende do lugar onde estamos e na casa de Deus há vida!
2. A casa de Deus era especial para o Salmista porque ali era o local onde ele adorava extravagantemente. v2 diz “com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo”. Os momentos de adoração à Deus são os melhores momentos que alguém pode ter no seu dia ou na sua semana.
3. Era um local de alegria
v.4 diz “Felizes são os que moram na tua casa”
4. Era o local onde o salmista recobrava forças
v.5 diz “Felizes são aqueles que de ti recebem forças”.
v.6 diz “Quando eles passam pelo Vale de Lágrimas, eles ficam cheios de fontes de água”
v.7 diz “Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando”.
5. Essa intimidade gera confiança e alegria.
v12 diz "Ó Senhor Todo-Poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti!"
Palavra final: Adorar ao Senhor produz muitos frutos. Todas as semanas temos a sublime oportunidade de adorá-Lo junto com outros irmãos nos cultos - momento alto da semana que gera grande vida em nós!
Palavra de Celso Sidor
sábado, 24 de março de 2012
terça-feira, 20 de março de 2012
OUVINDO JESUS
Texto: João 6:16-20
Introdução:
Os apóstolos entraram no barco e começaram a remar rumo a Cafarnaum. Nossa vida pode ser comparada a um barco, e neste barco fixamos uma direção, e começamos a remar para muitas áreas: uma faculdade, um casamento, um trabalho ou qualquer outra coisa. Isso é importante, pois como diz o ditado: "quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum".
Desenvolvimento: 4 lições que podemos tirar dessa palavra:
DIREÇÃO: E começaram a atravessar o mar rumo a Cafarnaum. Pense por um instante, para onde você está remando na sua vida, para uma estabilidade no casamento, familia, estudos, trabalho, casa própria, um carro? Uma vida diante da presença de Deus é uma boa direção a se tomar.
ENFRENTANDO TEMPESTADES: Todos enfrentamos tempestades ao longo da vida. Tempestades no casamento, no trabalho, com os amigos. A noite vem no versículo 18, o mar se agita e o vento bate forte. Precisamos continuar remando nos momentos de escuridão e tempestade.
TEMPO E DISTÂNCIA: Jesus nos deixa uma lição no versículo 19. Há quanto tempo você já está remando? Qual a distância que você já percorreu? Você chegou até aqui para desistir? Pular fora do barco e voltar nadando? Os apóstolos naquele momento olhavam para Cafarnaum e sabiam que já haviam percorrido um bom caminho e que a viagem precisava terminar lá e não no meio do mar.
OUVIR A JESUS: Sou Eu, não temas. Como é bom ouvir a voz de Jesus. Deus usa de diversas maneiras para falar conosco; em uma palavra no culto, ouvindo um conselho de um amigo, na célula, uma música e principalmente quando gastamos momentos a sós com ele. Jó 22:27 diz: Orarás a Ele e Ele te ouvirá.
REFLEXÃO:
Você tem conseguido ouvir Jesus? Você gostaria de começar a ouvir a partir de hoje? Vamos orar.
Palavra de Marco Aurélio
Palavra de Marco Aurélio
quinta-feira, 1 de março de 2012
Como selecionar músicas para a igreja - parte 2
Continuando nosso último assunto sobre como selecionar músicas para os períodos de louvor na igreja:
A idéia é não desequilibrar a mensagem.
As músicas da Ludmila são de encorajamento, de perseverança, de vitória.... Esta é a mensagem da vida dela.
As músicas do André Valadão falam do poder da nova vida, mas que tudo é conquistado pela fé.
A mensagem da vida da Nívea Soares é a glória de Deus, Sua vida Sua presença o Seu rio.
As músicas da Aline Barros são misturadas porque os compositores são vários, mas são muito congregacionais e com letras excelentes.
Jesus Filho de Deus - fala tanto do poder da salvação como também impulsiona nossa missão de evangelizar.
A idéia é não desequilibrar a mensagem.
As músicas da Ludmila são de encorajamento, de perseverança, de vitória.... Esta é a mensagem da vida dela.
As músicas do André Valadão falam do poder da nova vida, mas que tudo é conquistado pela fé.
A mensagem da vida da Nívea Soares é a glória de Deus, Sua vida Sua presença o Seu rio.
As músicas da Aline Barros são misturadas porque os compositores são vários, mas são muito congregacionais e com letras excelentes.
Jesus Filho de Deus - fala tanto do poder da salvação como também impulsiona nossa missão de evangelizar.
Tudo é diferente –proclama a nova vida
Vou te alegrar – foco em Deus.
Eu tenho a vida de Deus em mim – Mariana Valadão – proclama a nova vida e o que ela produz em nós. E na mesma música fala como o outro pode ter também esta nova vida.
Ex: Nova criatura – Quero te obedecer
8. Analisar as letras, tonalidades, e se é congregacional- quer dizer, fácil de cantar. Não confunda difícil de tocar com difícil de cantar.
Se for difícil de cantar, a letra e a melodia precisam valer muito a pena. Ex: Dia Feliz; De gratidão trasborda o meu coração;
Não estou aqui sugerindo músicas e nem grupos, mas ensinando o critério pra escolher o que cantar. Fique com os princípios, aprenda a fazer uma boa análise. Seja um sujeito pensante. Temos a mente de Cristo!
9. Músicas de fé; de confiança.
10.Músicas de comunhão. Somos uma família; Eu preciso tanto de você; A nossa unidade; pra sempre seremos um;.....
11.Músicas que clamem pela salvação da cidade ou nação (são proclamações de que a igreja é integrada e presente no que está acontecendo no mundo.
12.Músicas do Espírito Santo – momento da igreja. O que se planta, se colhe.
13.Músicas que todo mundo está cantando... Deus está fazendo algo através dela. Ex: Como Zaqueu.
14.Músicas que celebrem o momento da oferta.
15.Músicas de resposta (ter separado para todos os tipos de pregações). Precisa ser a música certa, se não é melhor não cantar nada.
16.Músicas que profetizem o mover que está vindo. Precisa viver conectado ao Espírito e à igreja no mundo.
Cuidado com músicas de refrões muito repetitivos que não sejam proclamações – precisa ver se faz sentido pros freqüentadores. Ideal para adoradores maduros, ou para momentos específicos.
Ex: Deixa tua glória brilhar –E o Deus da Paz, em breve esmagará a Satanás.....; Eu fui comprado – Fernandinho
17. Dicas para igrejas pequenas: Músicas fáceis, letras que falem das verdades, não músicas profundas de adoração, é preferível ficar nas ações de graça e nos louvores. Músicas que ensinem fé. Não chegar na igreja rasgando, precisamos levar o povo, isto implica em pegá-los onde estão e conduzir.
Ex: Luz do mundo; Como Zaqueu; Estou aqui pra louvar; Tudo o que Jesus conquistou pra mim;
Músicas muito celebrativas devem ser bem escolhidas. A letra precisa compensar muito, uma equipe empolgada e um acompanhamento firme da banda serão muito importantes. Ex: Emanuel; Tempo de Festa; Teu teu, tudo é teu...
Assinar:
Postagens (Atom)