segunda-feira, 25 de julho de 2011

O privilégio de ser Levita - parte II

      












Continuando com o assunto  da última semana sobre o privilégio que temos em servir na casa de Deus. Terminei falando sobre 3 coisas importantes que gostaria de ressaltar:

                                      1) LEVAR  A  ARCA  DA  ALIANÇA

       A Arca representa a presença de Deus. Nm 4:2,3 - Quem podia carregar a arca, eram os levitas, os que servem. Quem pode trazer a presença de Deus são os servos. 
Na arca havia três objetos representando a relação de Deus com Seu povo:
·         As duas tábuas de pedra: onde se achava "escrita a aliança de Deus com o povo" (Ex 24.12; Dt 10.1-5). Símbolo de direção permanente da parte divina.
·         O pote com o maná: que recordava ao povo a provisão que vinha da parte de Deus no deserto (Ex 16.14; Hb 9.4,5). Era uma metáfora do alimento permanente vindo de Deus.
·         A vara de Arão:  que floresceu como prova da sua divina indicação para ser Sumo-sacerdote (Nm 17.6-10). Era um sinal de apoio permanente do Senhor.
Neste contexto, observamos um princípio muito importante: Para levar a arca, é preciso ser escolhido.

                                      2) ESTAR DIANTE DO SENHOR

         Números 3.6-8, "estar diante de..." é o mesmo que "dar assistência, servir"; o que implica em consagração. O povo de Israel fora escolhido, mas só a tribo de Levi foi separada para ser a tribo de sacerdotes.        
Quando nos tornamos crentes em Cristo, assumimos o compromisso de "estar diante do Senhor" (servir a Deus) por toda a vida. Os primeiros discípulos deixaram seus trabalhos em segundo plano para "estar diante do Senhor".

                                      3) PARA ABENÇOAR EM SEU NOME

        O texto de Deuteronômio fala da função levítica de abençoar em nome de Deus, em várias passagens da Bíblia vemos que abençoar em nome de alguém, é falar em seu nome. Para abençoar é preciso ser uma bênção.

Em Números 16:9, o Senhor pergunta: "Acaso é pouco vós que o Deus de Israel vos tenha separado... para vos fazer chegar a si...?" 
Nós, levitas da Nova Aliança, continuamos levando a arca, pois fomos separados para:        
1- Lembrar ao povo a direção permanente de Deus;
2- Recordar ao povo o pão dos céus, Jesus Cristo, o maná vivo;
3- Ressaltar o apoio permanente no cajado de Arão agora brotando em Cristo Jesus.
Nós fazemos parte do corpo de Cristo, onde todos temos talentos de Deus que foram dados para servi-Lo. O que importa é como nós vamos servir ao Senhor. Exemplo: grupos de louvor que tocam muito bem, mas que ao término do culto, ou do louvor, as pessoas  saem da mesma forma que entraram.
O profeta vê aquilo que ninguém vê, todos estão vendo uma coisa, mas ele está vendo outra coisa. Ler Mateus 9:37-38- Ele não apenas via pessoas cheias de talentos, Ele via além disso, via ovelhas que não tinham pastor. 
   Que Deus te abençoe grandemente e até semana que vem!!

Um comentário:

  1. "Eu vejo um povo eleito, assumindo o seu lugar, pra sua fé compartilhar. Eu vejo um avivamento, quando o Seu povo orar, e Te buscar"
    Eu vejo pessoas sendo curadas, saradas, libertas e cheias do Espírito Santo durante os períodos de louvor e adoração, porque adoram em espírito e em verdade. Vejo Deus buscando por estes, os encontrando, e recompensando os que o buscam. Eu vejo pessoas vindo antes ao culto, simplesmente porque podem buscar a Deus numa atmosfera de oração, louvor e adoração. Eu vejo o primeiro amor sendo avivado.

    ResponderExcluir