quinta-feira, 1 de março de 2012

Como selecionar músicas para a igreja - parte 2

Continuando nosso último assunto sobre como selecionar músicas para os períodos de louvor na igreja:
A idéia é não desequilibrar a mensagem.
As músicas da Ludmila são de encorajamento, de perseverança, de vitória.... Esta é a mensagem da vida dela.
As músicas do André Valadão falam do poder da nova vida, mas que tudo é conquistado pela fé.
A mensagem da vida da Nívea Soares é a glória de Deus, Sua vida Sua presença o Seu rio.
As músicas da Aline Barros são misturadas porque os compositores são vários, mas são muito congregacionais e com letras excelentes.
Jesus Filho de Deus - fala tanto do poder da salvação como também impulsiona nossa missão de evangelizar.

Tudo é diferente –proclama a nova vida
Vou te alegrar – foco em Deus.
Eu tenho a vida de Deus em mim – Mariana Valadão – proclama a nova vida e o que ela produz em nós. E na mesma música fala como o outro pode ter também esta nova vida.
Ex: Nova criatura – Quero te obedecer
8. Analisar as letras, tonalidades, e se é congregacional- quer dizer, fácil de cantar. Não confunda difícil de tocar com difícil de cantar.
Se for difícil de cantar, a letra e a melodia precisam valer muito a pena. Ex: Dia Feliz; De gratidão trasborda o meu coração; 
Não estou aqui sugerindo músicas e nem grupos, mas ensinando o critério pra escolher o que cantar. Fique com os princípios, aprenda a fazer uma boa análise. Seja um sujeito pensante. Temos a mente de Cristo!
9. Músicas de fé; de confiança.
10.Músicas de comunhão. Somos uma família; Eu preciso tanto de você; A nossa unidade; pra sempre seremos um;.....
11.Músicas que clamem pela salvação da cidade ou nação (são proclamações de que a igreja é integrada e presente no que está acontecendo no mundo.
12.Músicas do Espírito Santo – momento da igreja. O que se planta, se colhe.
13.Músicas que todo mundo está cantando... Deus está fazendo algo através dela. Ex: Como Zaqueu.
14.Músicas que celebrem o momento da oferta.
15.Músicas de resposta (ter separado para todos os tipos de pregações). Precisa ser a música certa, se não é melhor não cantar nada.
16.Músicas que profetizem o mover que está vindo. Precisa viver conectado ao Espírito e à igreja no mundo.
Cuidado com músicas de refrões muito repetitivos que não sejam proclamações – precisa ver se faz sentido pros freqüentadores. Ideal para adoradores maduros, ou para momentos específicos.
Ex: Deixa tua glória brilhar –E o Deus da Paz, em breve esmagará a Satanás.....; Eu fui comprado – Fernandinho

17. Dicas para igrejas pequenas: Músicas fáceis, letras que falem das verdades, não músicas profundas de adoração, é preferível ficar nas ações de graça e nos louvores. Músicas que ensinem fé. Não chegar na igreja rasgando, precisamos levar o povo, isto implica em pegá-los onde estão e conduzir.
Ex: Luz do mundo; Como Zaqueu; Estou aqui pra louvar; Tudo o que Jesus conquistou pra mim;
Músicas muito celebrativas devem ser bem escolhidas. A letra precisa compensar muito, uma equipe empolgada e um acompanhamento firme da banda serão muito importantes. Ex: Emanuel; Tempo de Festa; Teu teu, tudo é teu...

Um comentário:

  1. Amei todas as dicas, estou iniciando um ministério de louvor em uma igreja pequena, que ainda não tem alguém para tocar instrumentos, e não é fácil, hoje tenho duas pessoas para louvarem no apoio e eu como ministra de louvor,além disso temos apenas um rapaz para começar a tocar violão que ainda está iniciando. A igreja é pequena, ainda não possui 50 membros. Você teria algumas dicas para este caso? Grata.Gisele

    ResponderExcluir