terça-feira, 2 de outubro de 2012

Da verdade para a liberdade


TEXTO: MATEUS 5:13-16 - “13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

QUEBRA-GELO:

O Facilitador coloca uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante) deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente. Quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém e o facilitador dará uma palavra de encorajamento ou estímulo a essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente. Faça isso em rápidas palavras. Em caso de timidez extrema em alguns membros do grupo, o facilitador tomará a iniciativa de dizer palavras que reforçam as qualidades dos mesmos.

PERGUNTE AOS MEMBROS DA CÉLULA
1. Considerando a passagem de Mateus 5:13-16 você poderia pensar um pouco e compartilhar algo sobre como o SAL e a LUZ são importantes e necessários no dia a dia? Sugestões de Respostas:
O sal realça o sabor , realça o gosto; • Dizem que o sal também tem efeito bactericida;
A luz... sem ela, mesmo com olhos, não conseguiríamos ver as coisas e as pessoas e bateríamos nas coisas e uns nos outros, nos ferindo e sofrendo; • Luz é energia e calor.

2. Na sua opinião como é uma vida SEM SAL e LUZ aos olhos carnais e espirituais? Sugestões de Respostas:
Vida sem gosto pelas coisas, sem poder aproveitar; • Muitos conflitos consigo e com  outros; Decisões erradas, problemas, discórdias, divórcios, sem direção e sem propósito;

3. Em João 6:12 Jesus diz que Ele é a LUZ DO MUNDO, o que você entende por essa afirmação e como essa afirmação refletiu no viver de Jesus? Sugestões de Respostas:
Ele serviu de exemplo para o bem; Ele serviu as pessoas; Ele fez a diferença no mundo; Refletiu a glória e amor de Deus; Expressa vida, virtudes, valores, salvação, esperança...; Jesus brilhou diante da maldade, malícia e perversões instaurando um novo reinado;

4. E você? Em que situações no dia a dia você NÃO está sendo sal e luz do mundo ou as vezes tem se conformado com as coisas como luz escondida (Rm 12:2)? Respostas diversas:
Quando minhas atitudes com a família não são boas e não refletem a verdade de Deus;
Quando não faço a diferença positiva no meu trabalho contra a mentira e a favor da verdade;

5. De posse das VERDADES bíblicas e de um viver cristão (Gl 5:22, Rm 14:17): Como você pode ser tão útil quanto o SAL e a LUZ para as pessoas a sua volta e para o mundo, ou seja, ser um canal de conhecimento da verdade para a liberdade de outras pessoas e o que pode ocorrer se você agir?

Ministração e Oração: 1. Encorajamento ao evangelismo; 2. Ganhar muitas vidas; 3. Fazer a diferença

Nenhum comentário:

Postar um comentário