segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Guardando a fonte da vida


Texto Bíblico: Provérbios 4:20-27
Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. 

INTRODUÇÃO
Verso 20 a 22: Deus começa chamando nossa atenção para Suas próximas palavras, pois trarão um conhecimento fundamental para a nossa caminhada com Ele.

VERSÍCULO 23: No coração está a fonte dos nossos desejos.

            Muitas vezes erramos por ouvir apenas a voz do coração, ou seja a voz das nossas emoções que por sua vez nem sempre estão tratadas o suficiente para decidir a coisa certa. A Bíblia também nos ensina que onde estiver o nosso coração aí também estará o nosso tesouro. Por isso temos de procurar ter um coração voltado para o Senhor e sempre ouvindo a Sua voz e não a voz das emoções.

VERSÍCULO 24: Nossa palavra têm poder e autoridade.
O que sai de nossa boca será usado pelo Espírito de Deus ou pelo inimigo de nossa alma. Quando usamos a boca como um canal de benção é como se ela fosse um manancial de águas cristalinas, porém quando a usamos para amaldiçoar ou fazer comentários pecaminosos, a nossa boca fica como uma rede de esgotos, por onde só passa aquilo que deve ser lançado fora. Como sua boca têm sido usada? (Pv 6.2; Pv 18.21; Tg 3.1-12)

VERSÍCULO 25: Os olhos são a porta de entrada para nossa alma.
Podemos afirmar que é uma grande porta para que os desejos cheguem ao nosso coração. Por isso devemos vigiar o que olhamos e como olhamos.
            Devemos lembrar que muitas vezes, o primeiro olhar não pode ser evitado porém os demais podem. Mateus 6:23.

VERSÍCULO 26: Os pés nos conduzem aonde queremos ir.
Salmo 119:105 diz que a Palavra de Deus deve iluminar nosso caminho. Devemos nos esforçar em adquirir o hábito da leitura da Biblia para que saibamos diferenciar no dia a dia o caminho da salvação e o da perdição. O Senhor nos chamou para usar os nossos pés para anunciar as boas novas – Is 52.10. 

Conclusão: Devemos nos esforçar em sermos semelhantes a Cristo, para isso, devemos obedecer Sua Palavra, guardando nosso coraçao, sendo produtivos no uso de nossa linguagem diária, olhando sempre pra Jesus, na certeza de que Ele nos conduzirá a um caminho perfeito em todo o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário