segunda-feira, 14 de maio de 2012

Criados para um Propósito


Introdução: Os propósitos de Deus pra nós estão presentes nas duas declarações mais importantes de Jesus:

O GRANDE MANDAMENTO
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro grande mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22.36-40

A GRANDE COMISSÃO
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco sempre.” Mateus 28.19-20

 1.Adoração   2.Ministério   3.Evangelismo    4.Comunhão    5.Ensino

“UM GRANDE COMPROMISSO AO GRANDE MANDAMENTO E À GRANDE COMISSÃO FARÁ CRESCER UM GRANDE CRISTÃO E UMA GRANDE IGREJA!”

Desenvolvimento:
  
Jesus PRATICOU em seu ministério estes cinco propósitos (João 17.1-26)
V.4 - "Eu te glorifiquei na terra" (ADORAÇÃO)
V.6 - “Manifestei o teu nome aos homens que me deste no mundo.” (EVANGELISMO)
V.8 - “Eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste.” (ENSINO)
V.12- “Quando eu estava com eles, guardava-os ... e protegia-os.” (COMUNHÃO)
V.18- “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” (SERVIÇO)

A igreja primitiva CUMPRIU estes cinco propósitos (Atos 2.41-47)
“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, ... E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e orações ... Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum ... Diariamente perseveravam unânimes no Templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria ... louvando a Deus ... Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

EM RESUMO, NÓS EXISTIMOS PARA:

1. Celebrar a PRESENÇA de Deus em Adoração
Propósito: "Exaltar nosso Mestre"  - “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.” Salmo 122.1

2. Comunicar a PALAVRA de Deus aos incrédulos
Propósito: "Evangelizar nosso campo missionário"
Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

3. Trazer a FAMÍLIA à Comunhão com Deus
Propósito: "Encorajar nossos membros" - “Sois parte da família de Deus” Efésios 2.19

4. Ajudar o POVO de Deus a Crescer Através do Discipulado
"Educar para maturidade" - “... com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço
para a edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4.12-13

5. Demonstrar o AMOR de Deus Através de Ministério
"Equipar para o ministério" - “... com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço..." Efésios 4.12ª

APLICAR SEUS PROPÓSITOS
Não é suficiente apenas definir e comunicar seus propósitos. Você deve aplicar os propósitos a todas as áreas da vida.

A chave para tal aplicação é o EQUILÍBRIO

IMPORTANTE: À menos que estabeleçamos um plano intencional para equilibrar os 5 propósitos básicos, nó tenderemos a focalizar APENAS os propósitos que mais gostamos.

Conclusão:

A fim de ter certeza que você terá equilíbrio e saúde, pergunte-se a si mesmo:
• Estamos fazendo o que Jesus espera de nós?

• Estamos preenchendo os cinco propósitos da igreja ou estamos fora de equilíbrio?


Nenhum comentário:

Postar um comentário